Sobre morar longe

by - 13:58

"Por que morar na Austrália se é  tão longe"?


Quantas vezes você não ouviu isso da sua família ou amigos? Quantos não te sugeriram Canadá, Portugal, Malta porque são mais perto do Brasil? Existe o fato que de que a Austrália é geograficamente longe e existe o mito de que essa enorme distância compromete as relações e torna a saudade insuportável.

Olhando atenciosamente o mapa, você irá perceber que la no finzinho do globo, na parte mais baixa do planeta, encontra-se a Austrália, essa terra isolada do resto do mundo. Não faz fronteira com nenhum outro país, nem mesmo com a vizinha e ainda mais distante Nova Zelândia. Como se tudo isso fosse pouco, tem o fuso horário que em relação ao Brasil é de 13 horas. Quando a gente acorda de um lado, eles vão dormir do outro. E isso será um grande problema nas suas relações com família e amigos. Será mesmo?

Minha família mora toda no Rio Grande do Sul, dividida entre Pelotas e Porto Alegre, que são cidades separadas por 260km de uma rodovia eternamente em obras. Dois dos meus primos moram em Santa Catarina e Paraná, ambos muito perto um do outro e do Rio Grande do Sul.
Meses e meses de planejamento e os tios e primos finalmente conseguiram sincronizar as agendas e fazer um churrasco no final de semana que passou. A parte da família que mora em Porto Alegre viajou 3 horas até Pelotas pra encontrar a parte da família que mora la. A prima que mora em Curitiba pegou um avião e em pouco mais de 1 hora aterrisou por la também. O primo de Santa Catarina, por questões de trabalho, não pode comparecer. Passaram um sábado juntos, as crianças brincando na piscina e os adultos rindo e relembrando os velhos tempos onde se encontravam com mais frequência.


No grupo da família no Whatsapp, a prima de Porto Alegre mandou foto das filhas gêmeas tomando café da manhã. O primo que mora em Santa Catarina respondeu que sente falta de conviver mais com as pequenas. A prima de Curitiba disse que adorou ter encontrado a família no final de semana e que deveriam tentar se ver mais seguido. Eles moram todos no mesmo país, em Estados um acima do outro. E não conseguem se encontrar quase nunca.


Participando da conversa como mera espectadora, percebi que a Austrália não é tão longe e que a distância geográfica é apenas uma desculpa. Concluí que eu encontro meus familiares do Brasil com a mesma frequência com que eles, que moram todos no mesmo lugar, se encontram.
A culpa será que é mesmo da distância, essa vilã? Ou será da correria da vida ou falta de tempo?





Veja mais Posts

1 comentários

  1. Pesquise preços e cupons de desconto no Melhor comprar. https://www.melhorcomprar.com.br/

    ResponderExcluir