Unidas venceremos: o verdadeiro team work

by - 23:08

Por 7 anos trabalhei numa grande empresa multinacional onde se falava muito sobre team work ou trabalho em equipe. Quando a situação ficava feia e planos de contingência pra atingir os resultados esperados eram feitos, la vinha um líder falar sobre o tal trabalho em equipe. Ok, todo mundo pegava junto e fazia a sua parte pra que os números ficassem azuis de novo, mas tudo isso num clima de competição acirrada pra ver quem brilhava mais. Era o momento em que os egos mais disputavam holofotes, afinal de contas todo mundo queria subir um degrau na escada da hierarquia. A guerra de belezas era diária, constante e entediante.

Trabalhando como garçonete numa pizzaria é que fui entender o verdadeiro conceito de trabalho em equipe sem o lado selvagem e predador da coisa. Somos um time de 6 garçonetes, todas brasileiras, e nos revezamos nos dias e horários de trabalho de modo que não fique pesado demais pra ninguém e dando prioridade praquelas que precisam mais de dinheiro. Quando uma está mais ocupada, as demais naturalmente oferecem ajuda. E fazem isso não pra impressionar o chefe, porque ele ta se lixando, mas pra ajudar de verdade. O team work é genuíno e espontâneo, não é forçado ou dissimulado. Ninguém nunca nos disse para agirmos daquela forma, mas fazemos isso por nós mesmas, porque nos respeitamos como colegas e sabemos que se não for assim, a situação vai ficar difícil pra todas nós.

Não existe nenhuma forma de competição ou de disputa de egos na nossa equipe. Se uma de nós atender mais mesas do que as outras isso não vai garantir um aumento de salário, uma promoção ou qualquer benefício no final do dia. Ninguém quer tomar o lugar de ninguém ali e por isso mesmo a coisa toda flui muito bem. Trabalhamos na maioria das vezes com o restaurante lotado, num ambiente de extrema pressão, e nunca deixamos a peteca cair. Isso torna tudo muito mais leve, mais fácil e melhor.


E no final do dia todo mundo fica feliz: os clientes, o chefe e principalmente, a gente.


Uma parte do melhor time do mundo, da esquerda pra direita: eu, Eli, Ana e Maria. Estão faltando a Jenifer e a Cíntia na foto, que não estavam no restaurante nessa noite de halloween.

Veja mais Posts

4 comentários

  1. A nossa equipe é muito boa mesmo. Acredito ser a busca de uma vida melhor, a distância das raízes e a amizade que nos une e faz dar tão certo. Sabemos muito bem que poderia ser diferente mas, além de destemidas somos sortudas pra caramba!!!
    É sempre uma festa no nosso caos organizado.
    Que venham os próximos!
    Beijo Luuuu

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ola Lu, tudo bem? Espero que sim
    gostaria muito de me comunicar com voce, é possivel?
    bjs, muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane!! Tudo bem sim, obrigada pela mensagem.
      Vamos nos comunicar sim, vai la na página da Menina de Ar no Facebook, me manda um inbox e estabelecemos o contato. Te espero :-)

      Excluir