You only live once

by - 04:00

“The moment you own it, you better never let it go, oh
You only get one shot, do not miss your chance to blow
'cause opportunity comes once in a lifetime go” 
(Lose yourself – Eminem)

Até que teólogos, cientistas, futuristas, pais de santo, médiuns e gênios da física quântica nos provem o contrário, só temos uma vida. Essa que acontece aqui e agora. Não existe outra chance, por mais que você acredite piamente e cegamente em reencarnação.

Dizer que temos que aproveitar o momento é clichê demais, batido, mais velho e óbvio do que andar pra frente. Mas é isso mesmo o que temos que fazer: aproveitar. Curtir o que é bom, tentar ao máximo encher nossos dias com aquilo que gostamos, na medida do possível encontrar com aquelas pessoas que amamos e que nos acrescentam coisas boas. Não dá pra deixar pra amanhã, temos que ter urgência pra viver. Aliás, essa é a única urgência que temos que ter: a nossa vida. Nada mais importa, nem os resultados da empresa, nem o prazo estourado, nem o cliente nervoso. Isso tudo pode esperar e se torna irrelevante e imensamente pequeno perto do que vale a pena e do que interessa no final das contas. Somos descartáveis pra muitas coisas, somos muito mais frágeis do que imaginamos e muito mais vulneráveis do que gostaríamos, então mais do que nunca precisamos saber o que merece a nossa prioridade ou não. Do contrário, os anos viram fumaça em cima do bolo, os dias chegam ao fim no horizonte em meio ao trânsito, as folhinhas do calendário voam na velocidade da luz e quando a vida nos obriga a fechar as portas pra balanço percebemos que não há o que contabilizar. 

E não há nada que faça o tempo retroceder para que possamos recuperar o que deixamos passar porque estávamos concentrados em coisas sem importância. Aposto aqui que ninguém na hora que repassar um ano inteiro em fatos e memórias, se lembra do empenho no trabalho, das tantas horas que perdeu olhando planilhas e tentando reverter resultados negativos. Isso não conta e experimente conversar com pessoas doentes, que estejam à espreita da morte pra ver que histórias sobre a vida elas vão lhe contar. Todo mundo lembra sim dos momentos em que esteve com amigos queridos, em que reencontrou a família naquele almoço sempre tumultuado por tantos irmãos, primos, tios, netos, mas divertido. Lembram de uma viagem que mudou a sua vida, de um amor que preencheu seu coração, de uma festa incrível que foi. Porque é isso o que fica, é isso o que nos conforta nos momentos difíceis, é disso o que lembramos e que tentamos em vão repetir.

Você só vive uma vez. Nunca se esqueça disso e faça a sua existência valer a pena pra você mesmo.


Veja mais Posts

0 comentários