Eu, tu, eles e a Copa do Mundo

by - 21:57

A copa do mundo no Brasil vai acontecer de um jeito ou de outro, queira você ou não, concorde ou discorde. É fato e tá quase aí, faltam menos de 60 dias pro início dos jogos.

Considerando que não tem mais volta, acho que esse é o momento de aproveitar e não de se aproveitar. O país vai estar lotado de gente de outros continentes, então sugiro que ao invés de ficar reclamando de algo que não tem mais solução, que você use essa oportunidade única para interagir com essas pessoas que virão de fora. Essa é a forma mais barata de viajar e conhecer outras culturas sem sair da sua cidade. Faça valer pelo menos desta vez o seu sentimento coletivo, aquele mesmo que só aflora quando é hora de protestar e quebrar tudo, para ajudar a receber bem esse monte de turistas que estão vindo pro nosso país cheios de expectativa de encontrar um povo alegre, hospitaleiro, que sabe curtir a vida apesar de todas as mazelas diárias e que joga o melhor futebol do mundo, embora haja controvérsias.

Sabia que várias pessoas vem de muito longe pra ser voluntárias da Fifa aqui na nossa copa do mundo? Pois é, muitos indianos, africanos, americanos, colombianos entre outros, virão pro Brasil passar quase 2 meses pra ajudar a organizar e fazer acontecer esse evento sem ganhar um tostão. Acha um absurdo trabalhar de graça pra Fifa, que vai encher o cofrinho de dinheiro? Também acho, mas tem muita gente que tá enxergando isso como uma oportunidade de participar de um mega evento e de conhecer outro país e outra cultura. O que você pode fazer? Ajude essas pessoas, ofereça hospedagem na sua casa sem cobrar por isso, dê dicas boas sobre a sua cidade, ofereça-se pra servir de intérprete se for necessário. Só por favor, não seja aquele tipo de brasileiro que você tanto repudia e não tente tirar vantagem desses estrangeiros. Não cobre mais do que é justo, não dê informações erradas, não mostre o pior lado do nosso povo. Dessa parte já irão se encarregar os taxistas, os hotéis e as companhias aéreas.

Eu, assim como você e o resto do povo brasileiro, também acho um absurdo o governo investir tanto dinheiro em estruturas para um evento temporário e deixar de aplicar essa verba onde realmente importa e é necessário, como saúde e educação. Mas, como comentei lá no começo, não tem mais volta e a conta de tudo isso ja está sendo paga. O momento de exigir retorno será em outubro, quando tivermos novas eleições. Essa sim é a hora certa de protestar, de sair de novo pras ruas e quebrar tudo.


Por enquanto, procure lembrar-se de todas as viagens pra fora do país que você já fez e de todas as vezes que foi bem recebido em terras estrangeiras e devolva o favor pra quem tá vindo de longe. Isso é o melhor que você pode fazer nessa Copa. O Brasil ainda é a sua casa e diz a regra que convém tratarmos muito bem quem nos visita.



Veja mais Posts

0 comentários