Bem passado

by - 04:45

Das muitas pessoas que conheço, a maioria não se relaciona bem com seu passado. Como passado, aqui, entenda-se pessoas que foram parte de uma relação que terminou. Pouquíssimos são aqueles que conseguem manter um tratamento cordial com alguém que até pouco tempo atrás era o amor da sua vida, com quem se fazia planos, se dividia os lençóis, os sonhos, os medos, os fluídos corporais e o pote da escova de dente. A grande parte das pessoas quando acaba um relacionamento sai falando mal do outro que ficou pra trás como se ele fosse uma refeição ruim engolida à força na hora do almoço.

Pois bem, orgulhosa e espantosamente não faço parte dessa massa por piores que tenham sido as circunstâncias do término. Tudo bem que não sou a melhor amiga de um ex namorado ou marido e acho que isso é difícil de acontecer, mas jamais saio por aí difamando ou desfazendo a pessoa com quem eu passei um bom pedaço da minha existência. Não vejo porquê fazer isso. Vou destratar uma pessoa que eu amei tanto só porque ela não faz mais parte da minha vida? Vou falar mal dela porque me deixou e ta saindo com outra? O que, no final das contas, eu vou ganhar com isso? Nada. Só energia ruim e inimizade. Então pra que?

Toda vez que encontro e converso com algum ex, revisito um pouquinho de um passado que foi tão bom, que me fez tão feliz pelo tempo que tinha que ser que quando me despeço, fico em paz comigo mesma. Não guardo mágoas e nem rancores porque isso faz mal pra saúde. Não tenho ilusões sobre uma reconciliação porque à olhos vistos não há mais espaço pra isso. Eu não sou mais aquela que se apaixonou por ele e nem ele é mais o cara por quem perdi noites de sono e doei todo o meu coração. Mudamos, e as pessoas que nos tornamos talvez não façam mais um par perfeito como antigamente. Então prefiro ficar só com as boas lembranças de quem fui, de momentos felizes que dividimos, de viagens que fizemos, fotos que tiramos e paisagens que só nossos olhos foram capazes de ver. Confesso que dá um pouquinho de saudade, mas ela logo passa e se transforma num sentimento de tranquilidade, de certeza.  E essa saudade conta muito mais do que ofensas, inimizades, conflitos desnecessários que não vão levar ninguém a lugar algum. Simplesmente porque esse lugar não existe mais.

Saudade é a prova de que o passado valeu a pena e só quem tem passado é capaz de ter futuro. E pra ter um horizonte feliz e tranquilo, é preciso saber se relacionar com o que passou e conviver em paz com ele.

Veja mais Posts

0 comentários