Pelo direito de passar calor

by - 04:35


Desde a proliferação dos aparelhos de ar condicionado que a gente não tem mais o direito de passar calor. Isso é bom? Claro que é, afinal de contas, ficar suando não é nada agradável.




Acontece que ao mesmo tempo em que perdemos o direito de passar calor, adquirimos o dever de constantemente passar muito frio. Ou você conhece algum ambiente coletivo dotado de um aparelho de ar condicionado cuja temperatura não seja programada no modo frio polar? Eu não conheço. Em pleno mês de fevereiro com os termômetros marcando mais de 30º lá fora, dentro dos escritórios, shopping centers, consultórios médicos, supermercados e cinemas estamos batendo queixo de tanto frio. E aquela velha recomendação da sua mãe de levar um casaquinho nunca fez tanto sentido. 




Com a perda do direito de passar calor perdemos também o direito de andar na moda no verão. Vestido de alcinha, sandália rasteirinha e pernas de fora são certeza de uma pneumonia em plena temporada de praia se você trabalha num ambiente coletivo.  Eu, por exemplo, tenho um cobertor na gaveta da minha mesa no escritório e uso direto em pleno verão. Do contrário termino o expediente com a boca roxa de tanto frio.

Nessa nova era dos ambientes climatizados no melhor estilo inverno na Sibéria, nós, seres humanos, acabamos submetidos ao famoso processo de pasteurização, o mesmo processo pelo qual o leite costuma passar pra eliminar as impurezas e durar mais tempo dentro daquelas embalagens Tetra Pack. Sabe como funciona? É simples: você está no escritório em pleno janeirão, com o ar condicionado ligado a 18ºC. E daí você sai pra almoçar, abre a porta do escritório e é “jogado” a uma temperatura de 40ºC. Delícia, né? Só que ao contrário do leite, seu corpo não vai viver mais por conta disso.




Meu maior prazer nos dias de inverno dentro do escritório em pleno verão é entrar no carro no final do dia. Ah, como eu gosto de sentir aquele mormaço, aquele bafo quente como se as portas do inferno tivessem sido abertas. Adoro. Me tranco no carro e fico aproveitando aquele meu momento de saber que sim, estou de fato no verão. E fico ali derretendo até não suportar mais e ser obrigada a ligar o ar condicionado pra dar um alívio.




Então eu imploro aos programadores da temperatura do ar condicionado: POR FAVOR, EU QUERO PASSAR CALOR!!! ME DEIXEM PASSAR CALOR!!!! EU AMO O VERÃO!!!! EU AMO O AQUECIMENTO GLOBAL!!!! POR FAVOR!!!!!

Veja mais Posts

0 comentários