O nosso pão velho de cada dia

by - 21:44

Não basta termos que pagar todas as despesas da casa, não termos com quem dividir a cama, a louça suja na pia ou a direção do carro no longo caminho até a praia. Quem mora e/ou vive sozinho ainda é obrigado a comer pão velho. Vou explicar porquê.


Segundo os dados de uma pesquisa feita recentemente, o número de brasileiros que moram sozinhos dobrou na última década e ja atinge a marca de 6 milhões. A estimativa é que até 2016 essa quantidade aumente para 12 milhões. Ou seja, em 4 anos a população de “singles” vai dobrar. Esses moradores solitários são responsáveis por 40% do consumo de produtos embalados individualmente. E é justamente aí que entra o X da questão: simplesmente não existem opções de produtos individualmente embalados, não existe a opção de pouca quantidade. E se existe custa o dobro do mesmo produto oferecido no tamanho família.

E então eu volto ao exemplo do pão que comentei lá em cima. Quem mora sozinho e não dispõe de uma padaria perto de casa ou do trabalho é obrigado a comer pão velho. Porque o pão de fôrma ou mesmo integral industrializado só são vendidos em embalagens de 300g ou 500g, praticamente um exagero pra quem só come pão no café da manhã. E aí o que acontece? O pão demora pra ser consumido e vai ficando velho e seco.  





Daí eu pergunto: qual é a dificuldade pra uma indústria de pães de lançar uma linha de produtos para aquelas pobres pessoas que, como eu, moram sozinhas? O que é que custa fazer uma embalagem de pão de fôrma ou integral com 200g? Se existem limitações técnicas (o que eu duvido) ou se o custo é alto demais pra fazer isso (o que eu também duvido), sugiro então que os supermercados vendam esses pães à granel, da mesma forma que eles vendem o pão francês. Isso mesmo: quem mora sozinho pode ter o direito adquirido de chegar no super, abrir a embalagem de 500g do pão de fôrma da Nutrella, comprar só 8 fatias e pagar o preço proporcional por elas. Que mal tem isso? 

Alguém me explica, por favor, até quando eu vou ter que comer pão velho?


Veja mais Posts

1 comentários

  1. Tenho uma dica: pão francês congelado. Você pode descongelar direto na torradeira ou deixar 15 minutos fora do gelo. Para aqueles dias em que você não teve saco de ir na padaria, quebra um galhão.

    Leia aqui:
    E aqui: http://www.cuca.in/manias/torrada-de-pao-congelado/

    ResponderExcluir