A solução pro nosso povo eu vou dar

by - 02:35


Todo dia todo mundo em todo o país reclama do trânsito caótico, uma espécie de praga da vida moderna. Não vou me atrever a discorrer aqui sobre as causas do problema e nem vou engrossar o coro das reclamações, mas vou dar a minha opinião sobre como cada um de nós e em especial, os setores público e privado, podem fazer pra tentar minimizar e até melhorar a situação, tornando o dia-a-dia de todo mundo muito menos pior.

Home office: ja pensou se um monte de gente pudesse trabalhar em casa? Quantos carros deixariam de circular se as empresas incentivassem seus funcionários a fazer o serviço do conforto do seu lar? Muitos! Por isso, acho que o governo federal poderia  dar um incentivo fiscal pra que as empresas e até mesmo  os órgãos públicos, incentivassem essa prática de home office. Certamente isso custaria bem menos do que replanejar e refazer todas as vias de todas as cidades pra escoar melhor o fluxo de veículos.

Replanejamento do tempo: o problema do trânsito também tem a ver com o problema do tempo porque tudo acontece ao mesmo tempo agora. Explico melhor:  a maior parte dos mortais começa a trabalhar e estudar entre 8h e 9h da manhã e volta pra casa entre 18h e 19h, tornando esses os piores horários pra se circular nas cidades seja amontoado num meio de transporte coletivo ou sozinho num Smart. Por que então as empresas, as escolas, o comércio, as faculdades e todo o resto não reveem os horários de funcionamento, tornando-os mais flexíveis? Tem muita gente que poderia muito bem começar a trabalhar às 10h da manhã e que poderia sair de casa às 9h, deixando assim o trânsito mais livre.

Transporte alternativo: num país cujo povo é mal educado e não se respeita, especialmente no trânsito,  não acho que bicicleta, skate, patins, patinete e assemelhados sejam uma boa idéia agora pra diminuir um pouco o volume de carros nas ruas. Antes disso, teria que ser feito um trabalho forte de educação da população como um todo com o intuito de estabelecer um mínimo de respeito entre todo mundo que anda pelo trânsito. Além disso, as empresas teriam que se adaptar e disponibilizar vestiários e chuveiros pra que os funcionários pudessem tomar banho e trocar de roupa depois de terem enfrentado uma maratona até o escritório à bordo de uma bicicleta, por exemplo. Porque convenhamos, trabalhar todo suado não dá, né?

Carona: quantos colegas de trabalho/aula você tem que moram perto da sua casa ou então no trajeto que vocês faz todo dia pra ir pro escritório/faculdade? E por que você não dá carona pra eles e prefere ir sozinho no seu SUV? A implantação de um programa de caronas deveria ser prática em todas as empresas e órgãos públicos assim como ocorre com as políticas de benefícios. Não existe mistério nenhum em fazer isso, basta que alguém do RH tenha boa vontade pra pensar e executar.

Aí estão meus 50 cents pra tentar minimizar o problema do trânsito. Não dá pra dizer que não to fazendo a minha parte [:-D

Veja mais Posts

0 comentários